Colômbia e sua política de fronteira: Desafios e perspectivas à luz do litígio com Nicarágua perante a Corte Internacional de Justiça
PDF (Espanhol)
HTML (Espanhol)
XML (Espanhol)

Palavras-chave

Política de Fronteiras, Colômbia, Nicarágua, Diferença de fronteira, Direito Internacional, Corte Internacional de Justiça.

Como Citar

Colômbia e sua política de fronteira: Desafios e perspectivas à luz do litígio com Nicarágua perante a Corte Internacional de Justiça. (2021). Revista Vía Iuris, 30, 95-110. https://doi.org/10.37511/viaiuris.n30a5

Resumo

Ao longo de 210 anos de vida republicana, o Estado colombiano perdeu e cedeu parte do território nacional em relação ao tamanho do Vice-Reino de Nova Granada. Dos 1.572.248 km2 de território que pertenciam ao Vice-Reino, apenas 1.147.748 km2 correspondem ao atual território nacional. Ou seja, o país perdeu cerca de 504.500 km2 ou 579.500 km2 se somarmos o território perdido devido ao contencioso marítimo com a Nicarágua. Dada a inexistência de políticas públicas de Estado que respondam de maneira efetiva e eficiente à defesa dos interesses nacionais no território insular colombiano, a decisão de 2012 da Corte Internacional de Justiça de Haia contra a ação movida pela Nicarágua contra a Colômbia em reivindicação de soberania sobre o Arquipélago, acrescentou 75.000 km2 a mais à perda territorial histórica que o país sofreu. Este artigo analisa os desafios da política de fronteira da Colômbia após a Constituição de 1991, o contexto social e político em que os dois últimos governos nacionais implementaram essas políticas na Ilha e o impacto que a decisão da CIJ teve sobre a redefinição não só da fronteira marítima colombiano-nicaraguense, mas também de toda a política de fronteira da Colômbia.

PDF (Espanhol)
HTML (Espanhol)
XML (Espanhol)

Referências

Araiza, R. (2009). Conflicto colombo-nicaragüense desde la perspectiva de la jurisprudencia de la Corte Internacional de La Haya. Cuadernos del Caribe, 7 (12), 144-154. Recuperado de http://bdigital.unal.edu.co/38510/1/41396-186905-1-PB.pdf.
Bedoya, O. (2014). El conflicto fronterizo entre Colombia y Nicaragua: Recuento histórico de una lucha por el territorio. Historia Caribe, 9 (25), 241-271. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/hisca/v9n25/v9n25a09.pdf.
Borda, S. (2019). ¿Por qué somos tan parroquiales? Bogotá, Colombia: Editorial Planeta.
Ceballos, M., Sanín, N. (2013). La llegada del dragón. Bogotá, Colombia: Editorial Panamericana.
Corte Internacional de Justicia. (19 de noviembre de 2012). Sentencia en la causa relativa a la Controversia territorial y marítima (Nicaragua contra Colombia). Recuperado de https://www.cancilleria.gov.co/sites/default/files/litigio_nicaragua/PRINCIPALES%20DOCUMENTOS/traduccion_esp_sentencia_del_19_de_noviembre_de_2012.pdf.
Departamento Nacional de Planeación. (1999). Documento CONPES 3058: Estrategia del gobierno nacional para apoyar el desarrollo del departamento Archipiélago de San Andrés, Providencia y Santa Catalina. Recuperado de https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/CONPES/Econ%C3%B3micos/3058.pdf.
Departamento Nacional de Planeación. (2014). Documento CONPES 3805: Prosperidad para las fronteras de Colombia. Recuperado de https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Conpes/Econ%C3%B3micos/3805.pdf.
Financiera de Desarrollo Territorial. (12 de agosto de 2019). San Andrés y Providencia ruta del desarrollo sostenible. Recuperado de http://www.colombialider.org/wp-content/uploads/2020/04/San-Andr%C3%A9s.pdf.
Gálvez, A. (2004). El Uti Posasteis Iuris y la Corte Internacional de Justicia. Revista de Derecho, 21 (21), 131-138. Recuperado de http://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/derecho/article/view/2950/2029
González, R. (2006). Colombia en el Caribe. Revista Huellas. (76 y 77), 39-45. Universidad del Norte. Recuperado de https://guayacan.uninorte.edu.co/4PL1CACI0N35/publicaciones/huellas/ebook/huellasno76_77/index.html.
Navia, R. (2014). Archipiélago de San Andrés y Providencia. Las estrategias de Colombia y la nueva demanda de Nicaragua ante la Corte Internacional de Justicia. Revista de la Facultad de Derecho, 5(2).
Presidencia de la República de Colombia (2008). Informe al Congreso. Recuperado de https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Sinergia/Documentos/Informe_Presidente_al_Congreso_de_la_Republica_2008.pdf.
Ramírez Ocampo, A. (2009). La decisión de la Corte Internacional de Justicia sobre las excepciones preliminares propuestas por Colombia en el caso Nicaragua contra Colombia. Cuadernos del Caribe. [S.l.], n. 12, 23-52, ISSN 2390-0555. Recuperado de: https://revistas.unal.edu.co/index.php/ccaribe/article/view/41386/42962.
Ramírez, S. (2006). Colombia y Venezuela: ¿De una aguda tensión a una asociación estratégica? En Colombia–Venezuela Retos para la Convivencia. Universidad Nacional de Colombia. 23–57.
Ramírez, S. (2011). AEC: ¿De los Caribe al Gran Caribe? En: Construyendo lo Global. Debate sobre las relaciones internacionales. Ediciones Uninorte. 2011. P. 140 – 169.
Ramírez, D. F., Mantilla, S. C., & Román, R. (2020). Actores, motivaciones e intereses de la paradiplomacia en la frontera del Caribe insular colombiano después del fallo de La Haya. Estudios Políticos, (57), 42-69. Doi:10.17533/udea.espo.n57a03.
Röth, A. (2011). Introducción para el análisis de las Políticas Públicas. Cuadernos de Administración, 19 (30), 113-128. Doi:10.25100/cdea.v19i30.120
Vélez, J. J. A. (2017). Del Uti Possidetis iure a la Corte Internacional de la Haya: la decadencia de la diplomacia colombiana en la defensa del territorio. Summa Iuris (histórico), 5(2), 269-295.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.esCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Colômbia.

 

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##